Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

terça-feira, março 30, 2004

Frases que ficam XV
“Talvez haja mais verdade naquilo que sentimos do que naquilo que realmente acontece”
Ann Brashares

sábado, março 27, 2004

Música
Música que parece a mesma durante meia-hora. Música tão alta que tens de berrar para que te ouçam. Música com letras tão elaboradas como "Take my hand... Take my hand... Take my hand... You´ll understand..." Música que te entra de uma forma que já não aguentas a cabeça passado um bocado.
É frustrante chegar à conclusão que ouviste melhor música durante os 10minutos que dura a viagem do que em mais de duas horas que estiveste no destino.

quinta-feira, março 25, 2004

Frases que ficam XIV
“Friends are the thermometer by which we may judge the temperature of our fortune.”
Marguerite Blessington (1789 – 1849)
Ilusões d’óptica
Parece... mas não é. Sei que não. Nem se parece, afinal. As semelhanças são mais o desejo delas do que elas na verdade. Sei disso mas dava tudo para não o saber. Para me conduzir... na ilusão, aquela ilusão que se anseia. Tanto.
E na ânsia de Ser arrisca-se a cometer erros que já foram cometidos e a sentir mágoas que já foram sentidas. Tudo como que esbracejando com uma nuvem de fumo que se vai metamorfoseando, assumindo formas e contornos cuidadosamente planeados... pela razão. O que tira a razão a tudo isto.

A crítica fácil III
Se virem os comentários efectuados ao post Critíca Fácil poderão ver o seguinte:
"
Vinagre @ 5:29PM | 2004-03-17| permalink

É de uma pastoricia atroz o que se espreme no final do post. Não existe na sua análise quaisquer critérios musicais (Guns? estão mortos nem existem verdadeiramente... Incubus? Metálica? Ben Harper é efectivamente o único nome que vale dos que cita) não recorre a quaisquer critérios funcionais pois essa história da Childreach é o que se chama Puro Engodo, em termos reais, estamos perante uma festa de papalvos a vender diversão com música como se fosse um veradeiro festival... os caras vão mostar ao resto da Europa que a logistica não é problema, que era a grande dúvida...
"

Caro Vinagre:
De facto tenho que te pedir desculpa, pois me esqueci que tu és o supremo conhecedor musical, e que antes de expressar a minha opinião deveria pedir-te um parecer!!! Realmente depois de falares em falta de critérios, da minha parte (há que salientar que eu fiz uma enumaração de nomes, e nada mais) os teus critérios são, verdadeiramente, válidos: "(Guns? estão mortos nem existem verdadeiramente... Incubus? Metálica? Ben Harper é efectivamente o único nome que vale dos que cita)". Também muito válidos são os argumentos seguintes: "essa história da Childreach é o que se chama Puro Engodo". Isto, é a verdadeira discussão construtiva... (estou a ser irónico, para os mais distraídos). Por isso, Vinagre acho que deverias repensar um pouco o teu discurso, e, mais, repensar, seriamente, os teus argumentos e fundamentação. O pior que se pode fazer é criticar a argumentação de alguém, quando nem argumentação se tem.

Caro notinrio:
"temo que muitos finalistas ou recém-licenciados caiam na asneira de irem, só para terem uma linha no curriculum" - Ainda bem que há por aí beneméritos como tu que se preocupam com a livre opção das pessoas! Que se preocupam com os erros que elas podem cometer dentro da sua liberdade total, não pondo em risco ninguém... Imagino que não faltes a qualquer movimentação anti-tabagista, anti-álcool, prevenção da SIDA, etc...
As pessoas vão ser VOLUNTÁRIAS!!!

terça-feira, março 23, 2004

Dia Mau (já diziam os Ornatos)
Acordo... tarde!
Trânsito... infernal!
Afinal... não há aula!
Telemóvel... acaba a bateria!
Internet... falha!
Apesar de tudo... ainda há esperança...
Frases discutíveis IV
"As palavras ficam com quem as profere" (Domingos Pereira de Sousa)

Tenho esperança que não...

domingo, março 21, 2004

Nós e/ou os outros
Nas escuras mágoas ou nos feridos sentimentos vemos as faces ocultas. As desconhecidas até pela força bruta do tempo. Mas não. Não mais falaremos dos outros. Os outros que fazem a nossa Vida. Que a fazem. Com o seu suor junto da fornalha que nos molda. Falaremos de nós e da obscuridade em nós contida, em toda a cinza que faz a aridez da pedra que carregamos no peito. Falaremos e fá-lo-emos demais, como sempre foi... Demais. Não olharemos às palavras como nunca olhamos...
E tudo o que restar ainda será apenas o pó de que somos feitos. Desta coisa barrenta, espancada ás mãos de oleiros impiedosos, moldada sem cuidado, sem consciência da obra feita. E não apontemos mais os outros de serem oleiros descuidados pois também nós o somos. Responsáveis. Ou irresponsáveis, melhor dizendo.
Carregamos nos olhos a dor para os outros... E levamos na alma a esperança de um dia haver quem traga nos seus olhos a força para que não mais o façamos.

quinta-feira, março 18, 2004

Ironia – faca de dois gumes (II)
Lembro a reflexão feita. O risco de não ser levado a sério quando a sério se espera ser levado... E frustra ver que nem sempre a convivência diária é suficiente para garantir um bom e seguro conhecimento do que se quer transmitir com as palavras ou com os actos.
Chega ao ponto de um isolamento. De repente parece que tudo o que se é não passa de paisagem e ondulação suave sobre as cabeças dos outros. E esse é o ponto que deveria marcar uma viragem. Uma viragem que por mais consciente e necessária que seja, nunca poderá ser natural.
Cada vez mais me convenço que a mutação da personalidade é mais uma construção que um processo natural...
O que quer que isto possa significar...

terça-feira, março 16, 2004

A crítica fácil II
Este post é a resposta aos comentários do post anterior.
Caro notinrio:
1.- O voluntariado, de facto, é formado por voluntários!! Não vale a pena qualquer outra consideração face a este ponto. Não te preocupes, como verás, certamente, não haverá falta de investimento nos outros festivais. Até te digo mais, o Rock In Rio pela sua dimensão mundial atrairá muitos estrangeiros a Portugal. Que poderão ficar a conhecer os, muitos, festivais que o nosso país tem para oferecer. E, pode ser que esses festivais ainda venham a ter uma maior afluência estrangeira por esse motivo.
2.- Desculpa, mas não tem qualquer cabimento a tua resposta relativamente ao manifesto! O manifesta vigora na página, é o que está em questão. Mas, que grande surpresa será haver confirmação de bandas para um festival a mais de quatro meses da sua realização!! Acho que é mais do que normal depois de Janeiro ainda haver confirmações para o festival! Se quiseres ver os Jet e os King of Leon está há vontade. Ainda há bilhetes, e o festival só começa daqui a mais de dois meses... ("remendos"???).
3.- Bom, a pergunta que colocas não é nada difícil de responder. Basta te dares ao trabalho de ir à página do RIR e veres que o valor a entregar será "entre 2% a 5% da receita proveniente da bilheteira". Se não encontraste é porque, simplesmente, não procuraste! Digo-te, ainda, que em 2001 o "Rock in Rio contribuiu com mais de 2 milhões de dólares" e que já neste Rock In Rio Lisboa estão assegurados 250 mil euros, e a estimativa do total é de "1 milhão e duzentos mil euros". (Se os voluntários fossem pagos deixavam de ser voluntários. Eles só o são porque o querem, ninguém os obriga!!!)
Caro Hellvis eu respeito o blog do notinrio, o que não quer dizer que não o critique. E, também não defendi que o RIR não é criticável, basta leres o início do post anterior. E, confesso-te, Hellvis, eu também não devo ir ao Rock In Rio Lisboa. Mas, isto porque não há bandas que me chamem muito, e não por achar que somos um país de fracos que não podemos sustentar o maior festival de música do mundo.

segunda-feira, março 15, 2004

A crítica fácil
Como é óbvio tudo é criticável. Assim sendo a própria crítica é criticável. Ainda mais se essa crítica é pura e simplesmente destrutiva, sem fundamentação ou qualquer lógica.
Tal acontece com a origem de um blog denominado Boicote ao Rock in Rio Lisboa. Este blog é um crítica à realização do Rock in Rio, maior festival de música do mundo, em Portugal. Mas como disse no início tudo é criticável. Agora analisemos a crítica feita nesta blog, que, pelo que me consta, não é o único!
No pseudo-manifesto lê-se a seguinte incongruência no espaço de poucas linhas: "Para quê concentrar o investimento, ainda por cima em tempos de crise, em mega-eventos?" e "festival de uma organização 100% brasileira". Que investimento vai haver se a organização é 100% brasileira?
Vêm a este festival nomes como Ben Harper, Metallica, Incubus e Guns n´Roses mas no referido blog consta: "as cabeças de cartaz, ao que parece, são a Britney Spears (rock?) e a Ivete Sangalo (rock???????)?". Pura crítica destrutiva, sem qualquer essência!
Eu não sou nenhum defensor acérrimo deste festival ou algo que o valha, nem pensei que o necessitasse ser. Mas, fiquei revoltado com tamanhas baboseiras. Pessoas que têm a mania de serem inconformista e não passam de frustrados que só sabem criticar. E, nem isso sabem fazer! Já que há críticas de onde se pode tirar algum "sumo".
E, mais: se os autores de tal blogue não vêm nada de positivo no Rock In Rio Lisboa eu vejo, nem que seja " organização do Rock in Rio-Lisboa vai entregar parte das verbas obtidas com este festival à Childreach, tal com já aconteceu com o festival anterior." site do Rock In Rio Lisboa.
Mas existirão sempre pseudo-inconformistas e pseudo-revolucionários...
Era, inicialmente, um comentário a um post do Globalizante
Acreditando na possibilidade dos atentados serem da autoria da Al Qaeda também acredito na possibilidade da situação da Al Qaeda ter aparecido como quase indiscutível culpada, ter sido precipitada por algum tipo de pressões feitas por parte do PSOE. Apesar de me parecer mais lógico apontar a AlQaeda como culpada julgo que só após as eleições de ontem serão, verdadeiramente, isentas as informações a sairem das investigações do trágico atentado.
Agora, de facto, Aznar não conseguiu conduzir a situação da melhor maneira! É inadmissível a acção da esquerda espanhola ao ter convocado a dita manifestação para a madrugada anterior às eleições. Mas, do mesmo modo é inadmissível a parcialidade da TVE ao não ter noticiado tal manifestação.
“Antes adoentado, coisa que passa, que aborrecido...”
Aborrecido... Tantos sinónimos para o mesmo sentimento que parece que assusta se assume a forma de palavra... Aborrecido, cansado (ou mesmo exausto), mal-disposto... Tantas expressões no dia-a-dia e que tantas vezes dizem a mesma coisa. Eufemismos. Eis outros ingredientes que polvilham tantas vezes os dias. E deles fazemos um código. Um código de subtis comentários sobre coisas tão profundas por vezes. E tão mais entranhadas em nós que o nosso encolher de ombros, que um olhar semicerrado e sobrancelhas arqueadas.

- Estás estranho. Essa expressão...
“Estou adoentado. É só isso...”

Adoentado... Adoentado...
Mais um...

domingo, março 14, 2004

Devia ser proibido pensar na vida quando se está com tanto sono como eu, neste momento!

Como é demais, pedia-te para te afastares. Mas não aguentava. E, a culpa é minha.
Eu é que tenho que ser capaz de separar os sentimentos. E, tentar apagar os que cá não deveriam estar!
"
Still a little bit of your taste in my mouth
Still a little bit of you laced with my doubt
Still a little hard to say what's going on

Still a little bit of your ghost your witness
Still a little BIT of your face I haven't kissed
You step a little closer EACH DAY
Still I can't SAY what's going on

Stones taught me to fly
Love taught me to lie
Life taught me to die
So it's not hard to fall
When you float like a cannonball

Still a little bit of your song in my ear
Still a little bit of your words I long to hear
You step a little closer TO ME
So close that I can't see what's going on

Stones taught me to fly
Love taught me to lie
Life taught me to die
So it's not hard to fall
When you float like a cannon

Stones taught me to fly
Love taught me to cry
So come on courage!
Teach me to be shy
'Cause it's not hard to fall
And I don't WANNA scare her
It's not hard to fall
And I don't wanna lose
It's not hard to grow
When you know that you just don't know
"
(Damien Rice, Cannonball)

DTG

terça-feira, março 09, 2004

Andar em círculos
"
A minha mãe fez mousse de caramelo "para comemorar o dia internacional...".
O meu pai gostou muito.
"( in atacadores)

Por estas e por outras é que o atacadores é de leitura diária obrigatória!
DTG
Marco respondeu no Globalizante (e lamento, Marco, mas a minha ignorância não sabe colocar um link)
Lamento Marco, mas a tua forma de discutir e/ou provocar discussão não é definitivamente compatível com a minha. A discussão que esperas não virá pois vês a minha postura neste assunto da mesma forma que eu vejo a tua: achas que me coloco acima dos outros. E isso lamento, pois revela que deduziste muito e percebeste pouco.
Agradeço a atenção ao blog de que sou co-autor, mas não intervenho por solicitação mas por vontade.
Termino aqui, voltando costas ao assunto. Aos teus olhos, provavelmente, uma fuga cobarde.
Aos meus, a coisa mais sensata a fazer. Para não cair naquilo que considero o erro que cometeste...
JV

segunda-feira, março 08, 2004

Frases que ficam XIII

"Quando nos convencemos que sabemos tudo é o princípio do fim" (Carlos Pereira)

DTG

sábado, março 06, 2004

Caro Marco
Agradeço o comentário.
No entanto, discordo totalmente e não me revejo em nenhuma das tuas palavras. Penso, aliás, que deverias reler o meu texto e o teu comentário (muito provavelmente não mudará a tua opinião mas certamente servirá para comparares o tom de cada discurso).
Mas é apenas o que penso.

Espero que este “penso” seja lida como tal. Sabes, a democracia tem destas coisas... Revelar pensamentos, opiniões e sentimentos sobre uma coisa faz parte dela. Partilho tudo isto como quero e com quem quero.

Estranho, no entanto, não ter sido nunca contestada de forma tão veemente outras visões aqui expostas. Certamente porque até hoje ninguém se sentiu pressionado pelas minhas palavras... E porque se dará isto? Certamente porque são apenas isso: visões, indignações, devaneios.

Mas fala-se em futebol... E pronto!
Aquecem-se as almas e os corações, as faces ruborizadas e parte-se à discussão.

E desculpa a possível brutalidade das próximas afirmações, mas quem te mandatou a ti para me falares dos “dogmas que me assombram a alma”? E permite-me que recuse as tuas lições sobre “a essência da democracia”. Para dar lições é preciso teres certeza de que o teu espírito democrático é mais forte que o meu. E seria demasiada presunção, uma vez que não me conheces minimamente bem.

Descontentamento infundamentado... Relê, a sério. E se porventura a justificação não for suficiente relembro-te que existe um conceito que colmata as possíveis falhas (porque errar ainda é humano...). Esse conceito é o de “sentimento” E para o sentimento muitas vezes não há razão.

O problema é que muitos parecem ver com olhares furtivos, desdém ou até mesmo preconceito certas opiniões minoritárias. E esse é apenas o desdém de uma maioria que, por mais razão que tenha, vive no refúgio da ideia de “Ser maioria” – e a maioria é sempre imbatível e defensora dos valores democráticos... Pelo menos é a interpretação que lhe convém ter. Conveniência? Bem, quando se mexe numa ferida sempre há gemidos...

O tom aqui usado não é o meu usual e por isso peço desculpas a todos os leitores. No entanto usei-o para não destoar do tom do comentário que foi feito no Globalizante ao texto “o que move meio mundo”.

Cumprimentos,
JV

quarta-feira, março 03, 2004

Farsa?
Ainda não tinha visitado aquele que parece ser o resultado da primeira fusão bloguítica ao nível nacional. O Mata-Mouros, o Cataláxia e o Cidadão Livre fundiram-se neste Blasfémias.
Bom, e enquanto dava a primeira vista de olhos a este novo blogue deparo-me com uma teoria da conspiração. Muito bem deduzida e verosímil... Sinceramente aprecio a capacidade de se verem coisas sobre as quais não me debruço e que me passam totalmente ao lado... Assim sendo recomendo a leitura do post A farsa, uma reflexão sobre os acontecimentos recentes com Avelino Ferreira Torres.
DTG
Problemas no sistema de comentários II
Julgo que os problemas estão resolvidos. Mas, se alguém se deparar com alguma anomalia, por favor, contacte-nos para o mail.
Obrigado
DTG

terça-feira, março 02, 2004

Momento histórico do Confronto
Hoje fez-se história neste blogue. A partir deste momento nem eu nem o JV iremos encarar isto da mesma forma. Há situações que nos marcam para sempre. E esta é, sem dúvida, uma delas.
Chegou um internauta ao Confronto após procurar no Google a seguinte expressão, peço a vossa maior atenção: "nomes de cão".
Julgo que está tudo dito!!!
DTG

segunda-feira, março 01, 2004

Problemas no sistema de comentários
Existem, de momento, alguns problemas com o sistema de comentários deste blogue. Estou a tentar tratar desse problema. Até lá, se alguém verificar alguma situação anómala, por favor, contacte-nos para o mail confronto@go.com

Descobri isto quando fazia uma referência ao texto de resposta ao post O que move meio mundo do JV, pelo Marco do Globalizante. Fica aqui a nota!
DTG
Ferro e o slogan
Segundo Ferro Rodrigues o slogan "Força Portugal", adoptado pelo PSD para as eleições europeias, foi plagiado da campanha italiana de Berlusconi: "Forza Italia".
Realmente é um slogan muito específico o que nos leva logo a concluir que Durão Barroso quis copiar Berlusconi. Já temo uma acusação de plágio do governante italiano ao PSD!!!
Sinceramente, esta dedução não merece, sequer, que pensemos nela por dois segundos.
Parece que aqui o Confronto levanta não só questões como não-questões...
DTG