Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

domingo, fevereiro 29, 2004

Erro
Qual é mais fácil de encarar? O erro por ignorância ou o erro por mau cálculo das consequências?
O erro faz parte da essência humana, e o que melhor podemos fazer é aprender com ele. Mas, se o erro é fruto de uma inconsciência, perdoamo-nos. Se ele provém de um acto conforme com a nossa vontade e reflexão, vamos ser habitados por um leito de frustração, culpa e remorso. O que fazer?
Tentar voltar atrás e recuperar a situação anterior? Estaremos a tentar encobrir-nos do nosso próprio erro, e acabaremos por nada aprender com ele.
Tentar justificar o erro e contornar a situação adversa? Estaremos a magoar alguém, mas sabemos que estamos a ser correctos.
A verdade é que temos de arcar com as consequências... Com as consequências do erro, e com as consequências dos actos que tomarmos para tentar resolver a situação!
Vamos lá ver como é que a situação se resolve. Correcção: A situação não se resolve por si, por isso: Vamos lá ver como é que resolvo a situação.
Temos de ser responsáveis pelos nossos actos. Só assim assumimos o erro. Só assim ele será solucionado. E, só assim aprendemos com ele. (se aprendermos...)
DTG