Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

sábado, maio 27, 2006

Zapping

Hoje, numa tarde que só convidava ao exterior, fiquei relegado ao interior da minha casa, e aos livros. Nas pausas que fiz quis saber o que nos oferece a televisão numa tarde de sábado!
Num zapping rápido reparei numa estranha homogeneidade das emissões dos canais da cadeia SIC.
Não vejo muita televisão! Do pouco tempo que gasto em frente à caixinha mágica, parte é dedicado aos canais temáticos da SIC. Confesso não ver, em regra, a SIC mas vejo SIC Notícias, Mulher, Radical e Comédia. Ora, e qual não é o meu espanto, quando reparo que tanto a generalista como 3 dos 4 temáticos estavam sintonizados num mesmo evento!!!
A Radical mostrava o Unas como ele próprio, enquanto a programação (que agora é apanágio do serviço digital da TVCabo) mostrava com ostentação um programa com o horário "14h - 01h45m", a Mulher apresentava o 6teen, a SIC tinha um programa generalista sobre o tema, e nem a Noticias se safava - apresentando o Expresso da Meia-Noite (repetição) feito a partir do Parque da Bela Vista. Ou seja, todos os 4 canais apresentavam a mesma temática - o Rock in Rio, só a SIC Comédia escapava, àquela hora.
Mais tarde, tirei outra pausa para ver um pouco do jogo da selecção de futebol. Acho que este jogo não só foi particular, como foi recheado de algumas coisas particulares. Primeiro, vi um defesa central com uma camisola onde se lia "R. Carvaho", o que não é grave mas a verdade é que reparei. Depois, acho que se fez história, abrindo-se um precedente, e quiçá se tenha feito doutrina no mundo do futebol: -um jogo de futebol com "desconto de tempo"! É verdade, a meio de cada parte o jogo parou durante uns breves 60 segundos (que para quem estava no estádio não deve ter sido assim tão breve, visto que assobiaram!! Assobiaram quem, ou o quê? Qual foi a ideia? Assistiram ao vivo a um momento histórico da vida da modalidade, e ainda se queixam??) Depois, e regressando ao tema que me trouxe aqui, não pude deixar de reparar que o jogo estava a ser transmitido não só na RTP1, mas também na RTPN!! (Agora arrependo-me de não ter verificado a emissão da RTP Internacional e RTP África, mas desconfio qual seria o resultado...) Pelo que conheço do mundo da televisão no nosso país, digo que todas as pessoas que podem ver a RTPN podem, igualmente, assistir à RTP1 (ainda que o contrário não se aplique...!).
E eu, inocentemente, a pensar que o alargamento do número de canais, bem como a existência de diversos canais da mesma rede, servia para aumentar a oferta e diversificar conteúdos...

1 Comments:

  • At 29/5/06 14:22, Anonymous Anónimo said…

    Falando em vidas enfadonhas Plo amor de Jesus!

     

Enviar um comentário

<< Home