Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

domingo, julho 27, 2003

Confronto de ideias (2)
Foram fortes as palavras utilizadas no post "Re: Confronto de ideias", como foi aceite pelo Jorge.
Sou um pouco mais optimisma face ao nosso mundo! Penso que podemos pôr a questão levantada como o nosso mundo em si. Isto porque penso que as ideias constroem o mundo. Além de não me considerar idealista mas objectivo, vejo cada acção precedida por uma ideia, pelo que considero que as ideias comandam o mundo. Ao afirmar que sou objectivo e não idealista quis dizer que sou objectivo e não utópico.
Permitam-me discordar de "Afinal são só palavras". As palavras são o veículo das ideias (não quero que pareça um lugar-comum). Mas, se as palavras não coincidirem com as ideias, de que nos servem estas? Tenho fé que as palavras seguem as ideias de quem as diz. Ao passo que não considero que os discursos, hoje, se vincam de forma estática e imútavel, como realçou o Jorge. Pelo menos não mais do que em qualquer outro tempo. As pessoas que têm uma opinião formada, e estão certas de si e da sua razão, e acredito que de forma sincera, lutarão para que essa opinião seja ouvida, respeitada e aceite. A situação de todos quererem que sua opinião seja aceite pode-nos levar a pensar que cada um tem uma "muralha de betão" e não ouve os outros. Eu continuo a ter fé que cada um consegue ouvir o próximo. Aqui, poderá ou não concordar...
Chamem-me utópico, e já afirmei que não me considero, mas continuo a acreditar na sinceridade e abertura da maioria das pessoas.
DTG