Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

quinta-feira, julho 24, 2003

Confronto de ideias
O avô do autor de "A Pedra e a Espada" terá dito ao seu neto: "Uma conversa ou discussão entre duas pessoas é na grande maioria das vezes uma competição entre vontades. Um duelo em que a arma empregue é a razão.".
De certa forma concordo, uma conversa pode ser um duelo, no sentido construtivo da palavra, e onde será, em príncipio, empregue a razão de cada um.
Ora, mas num confronto de ideias pode haver posições divergentes em que nenhuma é menos válida do que a outra. Simplesmente, são opiniões diferentes. E, do meu ponto de vista estará aí a beleza de uma discussão... onde todas os elementos de opinião partem do mesmo ponto de partida. A partir deste momento será discutível se todas as opiniões continuam a ser equatitativamente válidas durante a discussão. Visto que cada ponto de vista quererá destronar todos os outros.
Ainda assim não sei se concordo plenamente com o referido avô, que dizia também: "Dir-se-ia um combate com espadas, e nesse combate só ganha quem consegue trespassar o coração do seu adversário com a sua espada.". Gostava de deixar à discussão estas palavras do tal senhor.
DTG