Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

quinta-feira, julho 17, 2003

Falta de orgulho nacional
Vou lançar, ao de leve, um tema, para mim, muito importante na nossa sociedade. Vou tentar não me alongar, pelo que irão ficar pontos importantes por abordar, mas que será um tema a desenvolver em posteriores posts.
Custa-me ver as gentes portuguesas olhando-se ao espelho e achando-se as mais desgraçadas... É tão usual ouvirmos numa conversa de café: "Isto só em Portugal.... Só podia ser aqui! Se fosse lá fora isto não acontecia...".
Se é verdade que a nossa sociedade tem muito por onde melhorar e muitos aspectos que necessitam de ser limados, penso também que nos esquecemos de olhar para o que é bom neste nosso mundinho à parte. Eu orgulho-me de ser português. Sou patriota e saudavelmente nacionalista, como cada um de nós deveria ser por mais réstia que existisse deste sentimento.
Não sei o que nos falta para conseguirmos ver além das desgraças. Estas são muitas, mas muitas são, também, as coisas para que podemos olhar e dizer: "Fomos (e somos) capazes".
A título de exemplo numa mesma semana Portugal foi campeão do Torneio de Toullon (futebol sub-21) e ganhou consideráveis medalhas nos jogos paraolímpicos. Mas ninguém se lembra ou dá valor.
A verdade é que somos bons em muitas coisas, e devemo-nos orgulhar disso. Mas há algo em nós que visa em não dar importância a essas situações. E lá teimamos em passar a vida em lamentações.
(Tou com sono.... lol)
DTG