Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

quinta-feira, maio 06, 2004

Leituras
Há quem as faça. Talvez em demasia, precipitando conclusões, vendo coisas vazias, tantas vezes absurdamente inexistentes. Sugerem-nas como se de verdades se tratassem, questionam-nos sobre o porquê dessa veracidade tão plausível aos seus olhos e tão inverosímil para nós.
Dessas leituras inconsequentes, talvez mais ingénuas que outra coisa, advém a profunda revelação do desconhecimento absoluto do que somos. Dessas leituras supérfluas, demasiado “pela rama”, sem o cuidado de avaliar a profundeza do que se sugere, não se retira qualquer ofensa, mas relembra feridas ainda mal cicatrizadas, fendas na nossa frágil carne que revelam a fraqueza do nosso sangue que tantas vezes é incapaz obstruir certos derrames que abundam na continuidade do tempo que somos.
Ouvimos tantas dessas ideias que pensamos se as atitudes que Somos são assim tão sugestivas, tão motivadoras para olhares distorcidos (talvez todos os olhares sejam distorcidos), tão óbvias à vista de quem não chega mais longe que aos frenéticos movimentos da pele que nos cerca.
Acabamos às vezes por desejar que algumas dessas leituras fossem afinal mais verdade que o que são. Porque a realidade é sempre bem mais dura que a ficção fantasiosa de mentes onde abunda inocência.