Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

quinta-feira, janeiro 08, 2004

Europeias e Serviço Público
As eleições estão aí à porta... São as Europeias que, tradicionalmente, são aquelas que menos interesse sucitam junto dos votantes. O que se vem a verificar na análise da taxa de abstenção, que é mais alta neste tipo de eleições do que em qualquer outro.
A situação referida é facilmente justificada pelo facto de ser aquela decisão que o Povo considera ter repercurssões mais longe de si. Acredito que a Constituição Europeia venha a suscitar mais interesse para a temática da Europa, mas ainda assim não julgo que venha a ser capaz de movimentar substancialmente mais do que o habitual.
E, aqui, penso que os partidos políticos poderão ter um papel importante, e desempenhar uma função cívica no âmbito da formação de massas. Passo a explicar... Se, paralelamente à sede incessante de ganhar votos, os partidos assim o entenderem podem contribuir para que as pessoas entendam melhor o que é isso da Constituição Europeia, e, para algumas pessoas, o que é isso da Europa. Os partidos são um meio que facilmente chega às pessoas, e se nessa facilidade de propagação de informação seguir parte útil, que não se cinja à razão do porquê votar em quem, penso que será um verdadeiro "serviço público" (como agora está em voga dizer...). E, poderia, também, contribuir para um ínicio da melhoria da imagem da política...
Vamos esperar para ver, mas com optimismo!
DTG