Confronto

Duas vozes - duas visoes...
Diversidade de opinioes com direito de resposta...

sexta-feira, novembro 28, 2003

Banalidades ilegais (5) – Conversas de autocarro (2)
O elemento X (de volta em acção desde o episódio 2 desta saga de banalidades ilegais) é adepto das praxes académicas racionais. Trajado ia ele no autocarro da STCP (pra variar). Uma senhora, de idade avançada, (seja ela a Sra. Y) agarra-se ao seu braço com alguma força e diz-lhe “Sr. Doutor, muitos parabéns. Eu também formei dois filhos, um é médico dos olhos outro é Professor na Faculdade de Ciências.” O elemento X olhou a mulher afastar-se depois de mais duas ou três palavras desejando que metade dos caloiros lhe tivessem aquela reverência...
E a animação continua. Confrontado com uma enorme fila de trânsito algures ali a zona da Cordoaria do Porto o 37 ia mais vazio que o costume. Pouca gente de pé. Alguns metros atrás do meio do autocarro estava um casal, na casa dos 40 – quase 50 (aparentemente), que seria apenas mais um casal a passar despercebido no meio da multidão não fosse a sua acesa discussão sobre o Zodíaco!!! Sim, sobre o Zodíaco!!! O conjunto de signos solares que “astrologicamente regem a nossa vida”... “Não negue à partida uma ciência que desconhece...” (Um arrepio percorreu-me a espinha quando notei que acabei de escrever astrologia e ciência em duas frases seguida...)...
Muito animada ia a discussão (num tom bem elevado para que se ouça bem)! “O Touro é que é o melhor signo!!!” dizia ele. “É que vê-se mesmo que és Touro” dizia ela... “Mas não se compara com Sagitário” completava com ar superior. Ele ripostava: “Teimosa! Também se vê ao longe que és sagitário...”
Proposta de lei: Todos os das pela manhã o cidadão utente de transportes públicos deve parabenizar os seus comparsas utentes por uma razão válida exceptuando razões que o Horóscopo tenha divulgado pela manhã.
Punição: Todos os não aprazíveis cidadão ou todos os cidadãos que discutem Zodíaco aos berros num autocarro devem ser banhados em excremento de pombas da Baixa Portuense para provocar boa disposição matinal aos observadores.

PS: Portugal precisa de senhoras Y urgentemente. Acho que a continuar neste humor em breve teremos a estandardização da mulher pelo modelo Manuela Ferreira Leite. Lanço um apelo à alteração da lei da televisão por forma a proibir toda e qualquer imagem ou discurso desta senhora ministra.
JV